Quem sou eu

Minha foto
Santiago, RS, Brazil
Sou Viviane Perufo Carloto. Tenho curso superior em Letras, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas e Pós-Graduação em Informática na Educação. Desenvolvo trabalho na Supervisão Escolar e coordeno o Projeto Tribo LucasGeo e o grupo de teatro Os Teatreiros.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro Infantil

Na semana que antecede o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, o Brasil comemora, nesta sexta-feira, 18, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do renomado escritor Monteiro Lobato, e tornou-se oficial por meio da Lei nº. 10.402, de 8 de janeiro de 2002.

O escritor, conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou o personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas histórias. Foi um nacionalista sonhador, acreditava em um Brasil alfabetizado e justo. Morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático, deixou uma lição de vida: “Um País se constrói com homens e livros”, escreveu Lobato.

Ler é viver a arte, sentir emoções, fazer viagens, conhecer mundos, costumes, cores e paisagens. Questionar e encontrar as respostas, sentir-se no meio de uma multidão, mesmo estando só. Percorrer ruas antigas ou modernas, voltar-se no tempo ou saltar vários anos adiante de si. Torcer, sofrer e sorrir com os personagens. A literatura, como qualquer arte, vai além da informação.

E a responsabilidade de estimular o hábito da leitura nas crianças não é apenas dos pais e da escola, é de todos. É preciso entender que gostar de ler não é um dom, mas um hábito que se adquire.

Mês do Livro

Abril pode ser considerado o mês do livro. Além das datas já destacadas, em 2 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil, data de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de fábulas e contos de fada, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.

Mônica Lacerda
http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=3052

Nenhum comentário: