Dia Mundial do Professor - A recuperação começa na educação



                                                                       
O Dia Mundial do Professor, celebrado em mais de 100 países, constitui um importante dia de reflexão e sensibilização sobre a importância que os(as) professores(as) têm na educação e no consequente desenvolvimento. Por esse motivo, é essencial que este dia seja assinalado por todos e todas.

Este ano as celebrações do Dia Mundial do Professor incluíram uma especial homenagem aos professores que trabalham em situações muito difíceis. Em muitos países, a profissão docente é exercida em condições extremas - em zonas rurais sem infra-estruturas, zonas pós-conflito ou mesmo áreas que foram atingidas por catástrofes naturais. O papel dos professores é vital em crises humanitárias para a reconstrução social, económica e intelectual de um determinado local. O papel dos professores é também muito importante ao nível psico-social, no sentido de apoiarem jovens que testemunharam violência extrema ou viveram a destruição das suas casas e aldeias ou a morte de parentes.

O tema deste ano foi ‘Recovery begins with teachers’ (‘A recuperação começa com os professores’) e levou professores do Haiti, Israel, Lesoto, Mali, Laos e França a partilharem as suas experiências e aprendizagens na reflexão e debate sobre o tema.

A Directora Geral da UNESCO, Irina Bokova, e os chefes executivos da UNICEF, do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da EI (Educação Internacional) referem que «Os professores dão continuidade e segurança, dando esperança ao futuro das crianças (…) ajudam a atenuar os efeitos de conflitos e dos desastres naturais. Apoiar os professores em situações de pós-conflito é um importante investimento na paz e no desenvolvimento.» Irina Bokova acrescenta ainda que os professores «são edificadores da paz (…) eles pavimentam um caminho traçado por valores de respeito, tolerância, compreensão mútua e solidariedade. Esta é uma missão cada vez mais importante na sociedade actual (…).»

Os mesmos afirmaram: «As más condições de trabalho e os baixos salários para além de violarem os direitos dos professores, desencorajam jovens a ingressar esta profissão. A situação deve ser resolvida rapidamente, num momento em que são necessários cerca de dez milhões de professores para que se atinja a Educação Primária para Todos e Todas até 2015», chamando a atenção para o facto do Dia Mundial do professor ser não só um dia para homenagear os professores de todo o mundo, mas também um dia para focar as atenções no seu estatuto e nas suas condições de trabalho.

De acordo com as últimas projecções do Instituto de Estatística da UNESCO (2007), é necessário contratar mais 10,3 milhões de professores para se atingir o ensino primário universal até 2015 – o segundo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – tendo como limite, estipulado internacionalmente, de 40 alunos por professor.

Como referem os chefes das quatro maiores agências das Nações Unidas, «Sem um número suficiente de professores qualificados e motivados, corremos o risco de ficar aquém da promessa feita há dez anos atrás no Fórum Mundial de Educação porque os professores são vitais dentro do sistema de ensino.»

A recuperação de muitas crianças, homens e mulheres em situações de conflitos, catástrofes naturais ou situações de doença, passa pela educação e pelos professores. A melhor forma de homenagear todos os professores e todas as professoras de todo o mundo é dar-lhes melhores condições de trabalho, para que sejam motivados na preparação das gerações jovens e futuras para que sejam cidadãos e cidadãs conscientes e responsáveis.

Fonte: http://www.educacaoparatodos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=48:dia-mundial-do-professor-a-recuperacao-comeca-na-educacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panfleto Crack Nem Pensar

Não se apresse em acreditar...

5ª feira/ AZUL E VERMELHO