Quem sou eu

Minha foto
Santiago, RS, Brazil
Sou Viviane Perufo Carloto. Tenho curso superior em Letras, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas e Pós-Graduação em Informática na Educação. Desenvolvo trabalho na Supervisão Escolar e coordeno o Projeto Tribo LucasGeo e o grupo de teatro Os Teatreiros.

domingo, 16 de outubro de 2011

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". 

Fonte: http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diaprof.shtml

Um comentário:

Anônimo disse...

You could workout, read books, learn a new subject ? languages, cookery, swimming, diving, computers, wine-tasting, crafts, astronomy, astrology, music, advanced driving, drama, take up a new sport ? the list is endlessA simple magnetic bead can reduce the radiation from hands-free mobile phones to virtually zero Your belief in the constant perfection of creation allows you to know that you are successful always because you cannot be anything else If there are certain days where you might be too busy, try hiring a dog walker, neighbor or even a doggy daycare clinic to help attend to the needs of your animal
If I miss that chance, she's goneAffirmation: I am financially fulfilled through the expression of my gifts and talents And who really needs MORE luggage to carry around?2

[url=http://www.greenbaypackersteamproshop.com/]Aaron Rodgers Youth Jersey[/url]
[url=http://www.greenbaypackersteamproshop.com/]Aaron Rodgers Kids Jersey[/url]

If I miss that chance, she's goneAffirmation: I am financially fulfilled through the expression of my gifts and talents And who really needs MORE luggage to carry around?2

[url=http://officialsteelersteamprostore.com/]Antonio Brown Jersey[/url]