Dia Internacional contra a discriminação racial




O dia 21 de março é reservado especialmente para as manifestações de Luta Contra o Preconceito Racial. Embora todos os dias são válidos para demonstrar nossa indignação contra os diversos tipos de preconceito, seja racial, social, político, religioso, econômico, cultural, ou qualquer outro ato que impeça a plena liberdade e expressão e participação na sociedade.
Entretanto, hoje, vamos nos dedicar somente à discriminação racial, que significa toda e qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica tendo como finalidade impedir, problematizar o pleno direito de ir e vir de todos os cidadãos.

Esta conscientização tomou forma em 1960, no dia 21 de março, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, onde 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles poderiam circular.Durante este manifesto contra o regime Aparteheid, ocorreu à prisão de diversos líderes, centenas de pessoas ficaram feridas, entre elas crianças e 69 morrem. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado. Ainda, sobre o Brasil, hoje vários eventos estão sendo realizados estimulando a população brasileira à reflexão e ao debate sobre estas e outras questões que tem colocado o negro no centro das discussões sobre a questão da discriminação e do preconceito racial. As próprias políticas públicas são evasivas e discriminatórias, como por exemplo: por que reserva em “faculdades e universidades” para negros e índios? Se perante a Lei somos todos iguais, automaticamente todos podem participar de igual para igual nas vagas para formação educacional e profissional. Todos podem entrar e sair de qualquer lugar público, todos tem os mesmos direitos sociais, políticos e econômicos.
O maior problema deste “tal pré-conceito, está incutido na própria sociedade que destrói, corrói e desumazina os indivíduos na redistribuição de renda”. Fazendo o pobre cada dia mais pobre, forçando a formação de favelas, impedindo o crescimento e desenvolvimento de um povo, de uma nação.

Por isso eu digo: BASTA!!!!!!! Acordem brancos, negros, amarelos, índios,... deixamos o preconceito para trás, ele está fora de moda.

Por: Solange Santos
http://portalgirassol.blogspot.com/2008/03/dia-internacional-contra-discriminao.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panfleto Crack Nem Pensar

Não se apresse em acreditar...

5ª feira/ AZUL E VERMELHO